A importância da água em nossa vida

Por: em 18 de julho de 2012 - comente

A água exerce um papel fundamental no nosso organismo. Além de uma alimentação equilibrada também precisamos nos hidratar, afinal, o nosso organismo é formado por 75% de água.

São diversas as funções da água, e aqui estão alguns exemplos:

  • Transportar os nutrientes, oxigênio e hormônios por todo organismo;
  • Lubrificar as nossas articulações, pois a desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação nas extremidades ósseas;
  • Dissolver e suspender as substâncias, permitindo que existam reações químicas para formar novos compostos;
  • Regular a temperatura do organismo;
  • Essencial nos processos fisiológicos de digestão, absorção, assimilação e excreção;
  • Hidratação, pois quando a pessoa sente sede é sinal de desidratação (para manter a hidratação do corpo são necessários, no mínimo, 8 (oito) copos grandes de água por dia (cerca de 2 litros);
  • Auxiliar no controle da pressão arterial;
  • Emagrece, porque acelera o metabolismo;
  • Auxilia no bom funcionamento intestinal, hidratando as fibras consumidas e facilitando a evacuação;
  • Desintoxicar, eliminando resíduos filtrados pelo rim através da urina;
  • Rejuvenescer, serve como veículo de substâncias renovadoras, pois controla a elasticidade e maciez da pele;
  • Absorve as vitaminas do complexo B, C e ácido fólico.

A quantidade de água que existe em nosso organismo varia de acordo com a idade, sexo, massa muscular e com a porcentagem de tecido adiposo. Em pessoas saudáveis, as variações da quantidade de água no corpo surgem no crescimento, aumento ou perda de peso, durante a gravidez e lactação. Quanto ao total de água corporal, varia de pessoa para pessoa, sendo afetado por diversos fatores, por exemplo:

  • Massa muscular: de 70% a 75% do peso corporal nos adultos é constituído por massa muscular, sendo esta formada por 73% de água.
  • Tecido adiposo: a porcentagem de tecido adiposo no nosso organismo vai dos 10% aos 40% ou mais, contendo apenas 30% de água.
  • Cérebro: é constituído por 85% de água e não existindo água suficiente para o seu funcionamento, o cérebro recorre ao intestino para repor a quantidade em falta; 
  • Pulmões: 80% constituídos por água;
  • Rins: é constituído por 80% de água;
  • Sangue: 79% constituído por água.

Alguns sintomas desagradáveis acontecem quando falta água no organismo, entre eles:

  • Constipação e inchaço;
  • Pele, cabelos e olhos ressecados;
  • Aumento do cansaço e da sonolência;
  • Redução do desempenho físico e câimbras;
  • Dificuldades de concentração;
  • Tonturas e náuseas;
  • Sobrecarga renal;

Para manter-se saudável, procure ter como hábito, as dicas abaixo:

  • Tome o primeiro copo de água em jejum;
  • Beba água com gotas de limão;
  • Deixar uma garrafinha a sempre à disposição em locais estratégicos para não esquecer;
  • Sempre que te oferecerem água, aceite;
  • Quando pensar em tomar um refrigerante, lembre-se da água, é mais barata e nutritiva;
  • Antes de beliscar algo um copo d’água, pode ser sede e não fome;
  • Quando fizer atividade física, leve uma garrafinha junto;
  • Mantenha uma garrafinha de água dentro do carro e beba ao se deslocar.

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