Alcance e mantenha um peso saudável

Por: em 04 de julho de 2013 - comente

A primeira atitude para atingir ou manter o peso saudável é mudar a rotina alimentar. Porém, essa mudança não é deixar de comer algum alimento em curto prazo. Pois isso, em determinado momento vai gerar uma ansiedade e compulsão para comer mais, recuperando o peso anterior. Então, o que faz a diferença é não exagerar no consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e principalmente nos industrializado.

Assim, é bom saber que alguns alimentos ajudam a manter o peso, principalmente os que possuem poucas calorias e muito volume. No geral, são eles as frutas ricas em fibras e água (ex: morando e melão), as verduras, legumes e hortaliças que são alimentos ricos em nutrientes que precisam ser consumidos para uma boa nutrição. Também deve ser consumida a soja em algumas refeições, pois ajuda a controlar a pressão arterial e, ainda, manter o peso.

De acordo com a psicóloga especialista em obesidade, Flávia Leão Fernandes, é preciso aprender a comer corretamente. E a manutenção do peso desejado dependerá da disposição para mudar o cardápio, e não apenas durante o processo de emagrecimento. A educação alimentar deve ser à base de uma dieta saudável, priorizando o consumo de alimentos mais leves e pouco calóricos. Além disso, outro fator importante são os exercícios físicos. Estes ajudam muito as pessoas que estão em busca de perder peso ou manter um peso saudável. Lembrando, ainda, que as atividades físicas são estimulantes, mantêm o metabolismo em alta, e reduz a gordura corporal.  

Algumas sugestões para manter ou perder peso são:

Coma a cada três horas para manter o metabolismo ativo.

→ Peça a algum amigo ou familiar para ajudar a regular a sua alimentação.

→ Evite os alimentos industrializados e coma alimentos integrais, frescos e naturais.

→ Inclua peixe, ovo ou frango (proteínas) em todas as refeições para aumentar a queima de calorias, ajudar a obter a massa magra e manter a saciedade.

→ Evitar açúcar a doces.

→ As bebidas alcoólicas possuem muitas calorias e, portanto, precisam ser evitadas.

E por último, a ajuda de um nutricionista ou psicólogo ajuda no processo de reeducação alimentar e na redução de peso ou para mantê-lo.

Deixe uma resposta

Código