Alimentos Funcionais

Por: em 21 de julho de 2011 - 1 comentário

Frutas e VegetaisCom a vida corrida e a má alimentação, doenças cônicas como obesidade (calcule o seu IMC), aterosclerose, hipertensão, osteoporose, diabetes e câncer se tornam mais frequentes entre a população, um alerta para a saúde publica e órgãos responsáveis.

Hábitos alimentares saudáveis como ingestão de alimentos pobres em gorduras saturadas, e rico em fibras encontradas em frutas, legumes, vegetais e alimentos integrais, junto com um estilo de vida saudável (que é atividade física regular, não beber e nem fumar) são essenciais para uma melhor qualidade de vida e auxilio na prevenção de doenças crônicas.

Cada vez mais a comunidade cientifica faz pesquisas relacionadas à alimentação, descobrindo alimentos que ajudam a prevenir doenças. Na década de 80, no Japão, foram feitos estudos de alimentos que além de suprirem as necessidades de nutrientes do organismo, desempenhavam efeitos fisiológicos benéficos. Após anos de pesquisa, em 1991, foi regulamentada a categoria de alimentos denominada “Foods for Specified Health Use – FOSHU” ou “Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos”.

De acorda com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimentos funcionais são ”são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano”.

Segue abaixo uma tabela contendo alimentos funcionais, suas propriedades e como atua no organismo.

ALIMENTOS

COMPOSTO

AÇÃO NO ORGANISMO
Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve, entre outros.  

Betacaroteno

Antioxidante diminui o rico de doenças cardiovasculares e risco de câncer.
 

 

Tomate, melancia, goiaba e mamão. Geralmente alimentos de cor avermelhada

 

 

Licopeno (se ingerido regularmente)

Diminui o risco de câncer de próstata e pulmão, e ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

 

 

Frutas, legumes, verduras e alimentos integrais.

 

 

Fibras

Redução do risco de câncer intestinal e dos níveis de colesterol, além de auxiliar a regular o intestino.

 

 

Suco natural de uva, maracujá e vinhos tintos.

 

 

Flavonóides

Antioxidantes que diminuem o risco de câncer e de doenças cardiovasculares

 

 

Soja

 

 

Isoflavonas

Reduz os níveis de colesterol e o risco de doenças cardiovasculares

 

 

Peixes e óleo de peixe

 

 

Ácido graxo e ômega 3

Redução dos níveis de colesterol e do risco de doenças cardiovasculares

 

 

Iogurte e leite fermentado.

 

 

Pró-bióticos

Auxiliam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicos


Uma alimentação saudável é fundamental para uma boa qualidade de vida. Ingerir diariamente alimentos sem gorduras e naturais auxiliam numa vida melhor e diminui a probabilidades de doenças crônicas como a obesidade. Alimente-se bem e curta a vida ao máximo.

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1 Comentário em “Alimentos Funcionais”

  1. Daniiiiii!!! Amei o blog, vou fazer a sopa de espinafre com ceertza! Quero muito saber de todos esses pontos! Sinceramente fiquei super empolgada com o seu blog e estou super a fim de fazer de VERDADE a dieta dos pontos! Explica tudinho como podemos contar os pontos! Isso mesmo vamos manter o foco e nos ajudar !!! Bjinhos