Benefícios da soja preta – Parte I

Por: em 13 de março de 2013 - comente

Descobrir novos alimentos, que fazem bem para a saúde e ainda ajudam a emagrecer sempre é excelente, e o Obesidade Controlada se preocupa em trazer cada novidade para vocês. Hoje vamos conhecer mais sobre a soja preta. A soja, como todos sabem, é muito importante para manter a saúde em dia, pode ser consumida de diversas formas e para a dieta, nem se fala: é o que há! Mas e a soja preta? De onde ela vem e quais são os seus benefícios?

Na verdade, as duas “sojas” são muito parecidas. A novidade está na casca escura, que dá o nome de soja preta a essa semente. Essa casquinha carrega muitos nutrientes importantes para o organismo. A substância chamada antocianina, presente na casca, é a responsável pela cor escura e ainda é antioxidante, ou seja, previne contra o envelhecimento precoce e também contra o câncer. Além da soja preta, essa substância ainda é encontrada no açaí, amora, cereja, nas cascas da uva roxa e da jabuticaba.

Outra ação muito importante da antocianina é a ação contra a obesidade, pois diminui a absorção de glicose e gordura. Ela age nas células que armazenam gordura, e isso favorece o emagrecimento. Tem coisa melhor? Além disso, a soja preta é rica em fibras, o que ajuda muito na digestão. E tem mais: a digestão da soja preta reduz a produção de insulina, e quanto menos insulina o corpo produzir, mais fácil será a queima de gorduras, pois ela regula a quantidade de glicose no sangue e impede que seja quebrada com eficiência.

Para ajudar no emagrecimento, a soja preta ainda atua na saciedade e no funcionamento do intestino. Ela estimula a mastigação e diminui o esvaziamento gástrico, ajudando na saciedade. A farinha da soja preta também ajuda nesse processo. Pelo alto teor de fibras, você demora a ter fome outra vez. Tudo isso previne ainda contra a prisão de ventre.

O consumo da soja preta pode ser feito diariamente, aproximadamente duas colheres de sopa por dia. Nutricionistas indicam, pois seus benefícios para a saúde, como vimos, são incontáveis.  E se for consumido por longos períodos, como costume, pode ajudar, inclusive, na prevenção da osteoporose e outras doenças. Em grãos, a soja preta pode ser consumida cozida como feijão, em sopas ou saladas.

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