Coma bastante frutas, legumes e verduras

Por: em 01 de agosto de 2012 - 1 comentário

Dando continuidade a nossa série sobre reeducação alimentar, trazemos hoje a quarta dica:

Coma bastante frutas, legumes e verduras.

Equilíbrio na alimentação é importante e neste é fundamental o consumo de frutas, verduras e legumes, alimentos ricos em fibra alimentar, vitaminas e minerais. Além disso, são alimentos reguladores do nosso organismo, auxiliam na criação de imunidade, sem contar, que estão associados ao menor risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como por exemplo: hipertensão, câncer e no controle da obesidade.

É importante saber que esses alimentos colaborem com a prevenção de doenças crônicas, é recomendado o consumo de no mínimo 400 gramas por dia, baseado em uma dieta de 2.000 kcal.

Ainda tem dúvidas sobre os benefícios das frutas, verduras e legumes? Veja abaixo alguns exemplos:

- Auxiliam na digestão;

- Protegem a pele, os dentes, os cabelos e a visão, prevenindo de doenças específicas;

- Aumentam a resistência do organismo contra infecções e outras doenças;

- Melhoram o funcionamento do intestino.

Assim, distribuir consumo em no mínimo três porções de legumes e verduras nas refeições e três ou mais porções de frutas durante o dia, ou seja, as frutas não devem ser consumidas somente como sobremesa ou lanche, porém devem estar presentes em todas as refeições.

Por fim, tenha cuidado com os alimentos com os altos índices de açúcar, a saber: geleia de frutas, vegetais em conserva e bebidas com sabor de frutas. Dê preferência ao consumo natural desses alimentos.

E então, com que frequência você anda comendo legumes, verduras e, principalmente, as frutas? Acreditamos que inserir essa nova “regra” de alimentação como hábito, fará toda a diferença na vida de vocês. Não é mesmo?

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1 Comentário em “Coma bastante frutas, legumes e verduras”

  1. Alimentação saudável, esta é realmente a solução!