Como o sobrepeso afeta o nosso corpo

Por: em 07 de janeiro de 2013 - comente

Estamos em tempo de difusão do desenvolvimento de hábitos mais saudáveis, especialmente, em razão de o modo de vida moderna estar produzindo uma sociedade, em todos os cantos do planeta, cada vez mais obesa e em consequência disso, mais fazendo crescer assustadoramente, outras doenças extremamente sérias.

A guerra não é fácil, entretanto, é possível vencer a obesidade e um primeiro passo é saber como a obesidade afeta o corpo, pois este conhecimento, desperta a consciência da necessidade de novas posturas e orienta as medidas a serem tomadas.

Esta semana, faremos uma série especial sobre essa temática, "Como a Obesidade Afeta o nosso Corpo", de maneira separada, em cada uma das categorias relativas à classe de peso, a começar por "Como o sobrepeso afeta o nosso corpo".

Assim, é importante saber que uma pessoa é considerada com peso normal, quando o seu IMC (que é obtido através do cálculo em que se considerada o peso dividido pela altura, multiplicado pela altura), encontra-se entre 20 e 25 e, por conseguinte, pessoa com sobrepeso é aquela classificada com IMC entre 25 e 30.

Então, vamos lá. 
Como o sobrepeso afeta o corpo de uma pessoa:

- A pessoa com sobrepeso tem 2x mais riscos de desenvolver pré-diabetes ou diabetes do tipo 2, pois, neste estágio, o aumento do tecido gorduroso leva á produção exagerada de substâncias que prejudicam a ação da insulina produzida pelo pâncreas;

- A pessoa com sobrepeso tem 2x mais riscos de ficar obesa;

- A pessoa com sobrepeso tem 2x mais riscos de ter cálculo renal, pois a gordura reduz a capacidade natural do corpo de reagir à insulina e favorece o acúmulo de cálculos;

- A pessoa com sobrepeso tem 3x mais riscos de desenvolver artrose em razão da sobrecarga posta sobre os quadris e joelhos.

Para não passar desse, para um estágio ainda mais delicado, é preciso evitar determinados tipos de comida, como doces, massas, cachorro-quente, sanduíches, salgados, industrializados diversos, refrigerantes e investir na reeducação alimentar, que inclui, comer devagar, comer a cada 3 horas, manter uma dieta equilibrada, beber água e fazer alguma atividade física.

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