Como reduzir o colesterol alto

Por: em 22 de fevereiro de 2013 - 1 comentário

 

Um dos problemas mais comuns na saúde das pessoas obesas ou com sobrepeso é o colesterol alto. Ao mesmo tempo que ele é importante para a produção de novas células e hormônios,  é bastante perigoso para a saúde se estiver em níveis elevados. O colesterol alto não é um problema que vem com a idade, mas em qualquer fase da vida se a alimentação não é adequada. Na maioria dos casos, ele pode ser controlado simplesmente com a reeducação alimentar. Parece simples, mas não é. Hoje vamos falar um pouco sobre o colesterol e os alimentos que podem te ajudar a reduzi-lo ou evitar altos índices.

O colesterol ruim (ou também conhecido como LDL), se acumulado nas veias e artérias, pode causar um entupimento que leva a problemas graves de saúde como AVC e infarto. O ideal é que os níveis do colesterol estejam sempre equilibrados, assim, além de conseguirem realizar seu papel positivo no organismo, podem ser evitados tais problemas e doenças. Caso o alto índice de colesterol no seu organismo seja por um problema genético, então você deve procurar um médico e muito provavelmente precisará ser medicado. Mas se você tem colesterol alto por causa da má alimentação (a grande maioria dos casos, e dessa maioria, a maioria está acima do peso), então o jeito é mudar os hábitos e a dieta.

Atenção aos alimentos de origem animal, como queijos amarelos, leite integral e carnes gordas, pois possuem grandes quantidades de gordura saturada e colesterol. Estes podem ser facilmente substituídos por queijos brancos, leite desnatado e carnes magras, versões bem mais saudáveis. Creme de leite, gema de ovo e banha de porco também são praticamente proibidos em uma dieta contra o colesterol.

Frituras, nem pensar! Quando o óleo é superaquecido, ele sofre mudanças nas estruturas das moléculas, o que não afeta diretamente o aumento do colesterol, mas o estímulo da produção do colesterol bom (ou HDL) é totalmente neutralizado. Para salgados e tortas, prefira sempre os assados ou cozidos. E na hora de escolher um óleo para cozinhar ou temperar algum alimento, opte pelo azeite de oliva.

As carnes estão diariamente no prato dos brasileiros, mas aqui também é importante um alerta: bifes de carne vermelha, fígado, miolo, miúdos, peles de aves e asas de frango precisam ser consumidas periodicamente. A carne não precisa ser excluída do cardápio, mas comê-la três vezes na semana é o suficiente. Faça uma variação das carnes com peixes e frango, assim seu cardápio vai ficar mais saudável. Também não exagere nos frutos do mar como camarão e lula, que são igualmente ricos do nutriente e aumentam o colesterol.

Deixe também a gordura trans totalmente de lado. Bolachas, sorvete, biscoitos recheados, leite condensado, chocolate e chocolate branco, riquíssimos em gordura trans. Prefira alimentos ricos em fibra, que controlam o colesterol, como a aveia. A soja também é uma aliada nesse processo, além das sementes (como semente de girassol) e vegetais, que barram a absorção de gordura no organismo e favorecem a redução do colesterol.

Por fim, para inibir o colesterol ruim e seu poder de destruição dos vasos sanguíneos, acrescente itens antioxidantes no seu cardápio, como vegetais verde-escuros, frutas (cereja, amora, uva, morango, jabuticaba e maçã), grãos (linhaça e soja), castanhas, condimentos e ervas (cúrcuma, orégano, cravo e alecrim) e também em bebidas, como vinho, suco de uva e chás.

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1 Comentário em “Como reduzir o colesterol alto”

  1. maria gonçalves diz:

    eu ja tomo cha de amora mas p tireodes mas p emagrecer nao sabia