Como Uma Boa Dieta Ajuda Na Pele

Por: em 24 de fevereiro de 2012 - comente

 

Comprar em um excelente creme ou um tratamento estético mais moderno pode ajudar a recuperar a firmeza, a maciez e a luminosidade da pele. Mas todos esses métodos não irão fazer muita diferença se a sua alimentação, no dia a dia, não for o suficiente de suprir o organismo de matéria-prima que se precisa para recuperar o maior órgão do nosso corpo das agressões externas, combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento e ainda produzir colágeno, a bendita substância que dá sustentação ao tecido cutâneo. 

Para um bom funcionamento, é necessária uma dieta equilibrada, onde se fornece os nutrientes necessários às nossas células que, onde realizarão os processos fundamentais para assegurar a saúde e o viço da pele.

Um método que ajuda a prevenir e tratar os problemas de pele mais comuns, é necessário contribuir com vitaminas e minerais. As vitaminas A, C, D e E tem uma funções antioxidantes e anti-inflamatórias, garantindo eficiência no combate aos radicais livres e, conseqüentemente, retardando o processo de envelhecimento. Outros nutrientes importantissimos são os minerais manganês e cobre, ambos envolvidos na síntese de colágeno, o zinco, que ajuda na cicatrização e ressalva a formação de rugas, e, por fim, o silício, que da a maior elasticidade. 

Como Posso Evitar a Acne?

Como acontece: a acne é resultado de uma alteração hormonal, que produz sebo, uma substância que, em quantidades normais, protege a pele dos agentes externos e da falta de água que levaria à desidratação. Porém, quando as glândulas sebáceas começam a funcionar de forma irregular, com mais força, a oleosidade acaba entupindo os poros. Algumas bactérias se alimentam desse sebo e são elas as responsáveis pela inflamação local, que é justamente o que caracteriza a acne.

Como evitar: para ajudar, uma boa idéia é começar a se alimentar com alimentos fontes de vitamina c, como as frutas cítricas. A vitamina tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

A melhor opção: Mexerica, essa fruta reúnem a maior quantidade de vitamina C por unidade.

Quanto consumir: uma por dia já estará fazendo um bem enorme.

Como consumir: sucos, vitaminas ou na salada de frutas, fazendo parte do café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. 

Dica: Descasque na hora do consumo e não guarde sem casca.

Outros alimentos que podem ajudar: goiaba, salsinha, pimentão, acerola, brócolis, tomate, mamão, cenoura, abóbora, sementes de abóbora e de girassol, aveia, peixes de água fria, frutos do mar, ovos e couve-manteiga.

Mantendo uma boa hidratação

Entenda o problema: principalmente nos dias quentes, é normal a perda de água que acontece de forma acelerada. Para manter o corpo numa temperatura sempre constante, a estratégia do organismo é fazer o corpo suar. Por esse motivo se o líquido perdido não for restituído em tempo, a pele perderá a maciez, a elasticidade e o brilho. 

No contra-ataque: dê preferência a alimentos que contêm bastante água. Essa é uma ótima maneira de garantir a hidratação, mesmo nos dias mais quentes do ano. 

A melhor opção: Melancia, que tem quantidade de água igual ou superior a 90% de sua composição. 

Quanto consumir: uma fatia grande por dia. 

Como consumir: sucos, vitaminas ou na salada de frutas, como integrante no café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. Prestando sempre atenção se a fruta está bem vermelha e com uma parte verde mais fina. 

Outros alimentos recomendados: melão, abacaxi, pêra e também a água de coco.

 
 
 

Deixe uma resposta

Código