Dê prioridade às saladas no início das refeições

Por: em 03 de agosto de 2012 - comente

Prosseguindo com a série sobre o combate à obesidade com reeducação alimentar. A nossa próxima dica é:

Dê prioridade às saladas no início das refeições.

Para manter a boa forma é inevitável o consumo de saladas de hortaliças. Assim, para adquirir sucesso na sua dieta, comece as refeições principais por elas, pois são ricas em fibras, vitaminas e minerais, possuem baixas calorias e promovem a saciedade precoce.

 Veja abaixo uma lista com algumas hortaliças para fugir do hábito de comer somente alface e tomate.

*Acelga – Pode ser servida cozida ou crua, possui um leve sabor adocicado, é rica em cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio, fibras e vitaminas A e C.

*Alcachofra – Geralmente é fervida em água e sal e pode ser consumida quente ou fria. Possui as mesmas particularidades nutricionais que a acelga.

*Alface – É a mais popular entre as hortaliças e existe de diferentes tipos: alface lisa, crespa, americana, roxa e romana. Possui vitaminas A e C, fibras, cálcio entre outros nutrientes.

*Almeirão – Possui um sabor amargo e é servido cru como salada. É rico em cálcio, magnésio, potássio, folato, fósforo, fibras e vitaminas A e C.

*Agrião – Contém um sabor refrescante. É servido em saladas, sanduíches, molhos e outras preparações. Contém magnésio, cálcio, fósforo, potássio, folato e vitaminas A e C.

*Chicória e escarola – Com um leve sabor amargo, podem ser servidas cozidas ou cruas e suas características nutricionais são similares às do almeirão.

*Couve – É saborosa e utilizada em diversas preparações, riquíssima em vitaminas e minerais.

*Espinafre – Geralmente é consumido cozido e possui como nutrientes: cálcio, folato, fósforo, potássio, ferro, vitaminas A e C e fibras.

*Rúcula – Contém um sabor apimentado e é consumida de maneira crua em saladas.

É importante lembrar sobre a importância da higienização dessas hortaliças. Devem ser bem lavadas e colocadas de molho com hipoclorito de sódio (água sanitária) no período de 15 a 20 minutos.

Agora é apreciar as variações de salada, começando bem as suas refeições. Bom apetite!

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