Dicas de como fazer uma sopa saudável no inverno

Por: em 25 de julho de 2013 - comente

No inverno é sempre bom saborear alimentos que nos mantêm aquecido. Uma boa opção é a sopa, que além de ser nutritiva ajuda no emagrecimento. E para a preparação dessa sopa exagere nos legumes, verduras e temperos naturais. Os carboidratos (exe.: arroz, mandioca, batata, macarrão) devem ser acrescentados com moderação. Por exemplo, a nutricionista funcional Regina Longano orienta que no preparo da sopa devem ser evitados produtos industrializados, como tabletes de caldo de carne ou de galinha, porque eles têm teor de sódio muito elevado.

Um ingrediente que pode ser incluído após a sopa pronta são duas colheres de linhaça ou quinua em flocos, pois serve para manter o bom funcionamento do intestino. E sendo a sopa o principal prato dos dias frios, vamos sugerir a receita da Sopa de Tomate pela praticidade e facilidade de ser feita. Além disso, essa sopa tem um efeito antioxidante que ajuda a proteger as células e, ainda, é rica em vitamina C. Abaixo, a receita na íntegra da Sopa de Tomate:

- Ingredientes: 1 colher (sobremesa) de azeite; meia cebola picada; 1 dente de alho picado; 3 tomates médios maduro picados (sem pele e semente); 1 copo (200 ml) de água fervente; sal a gosto; 1 colher (sobremesa) de purê de tomate; 2 colheres de sopa de queijo cottage.

- Modo de preparo:

Em uma panela, esquente o azeite e refogue a cebola e o alho. Misture com os outros ingredientes (exceto o queijo) deixando ferver por 20 minutos no fogo baixo. Bata no liquidificador. Por último misture o queijo cottage. Crédito: Suzana Lima, nutricionista.

Destacando que o consumo da sopa precisa ser feito de modo moderado, pois é um alimento que pode ser fonte de calorias como qualquer outro. E na dúvida, procure um nutricionista.

 


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