Fast food, self service e churrascaria: tudo saudável!

Por: em 19 de março de 2013 - comente

A rotina e a correria do dia a dia, na maioria das vezes, não permite que façamos refeições em casa. A distância entre o trabalho e a residência também influencia nisso, fazendo com que muitas pessoas optem por almoçar ou jantar em restaurantes, churrascarias e lanchonetes. Bem amigos, hoje vamos ver que todas as dicas do Obesidade Controlada podem se encaixar nas refeições feitas na rua. Não é porque você está comendo em um restaurante que essa refeição não possa ser saudável. O que mais precisa ser saudável na sua vida são seus hábitos.

Os restaurantes a quilo, ou self service, são os mais escolhidos na hora do almoço e apresentam uma grande variedade de alimentos. Saladas, proteínas, carboidratos, vitaminas e diversos outros nutrientes estão disponíveis, possibilitando muitas opções de preparo. Em um mesmo restaurante, é possível preparar pratos diferentes todos os dias da semana. Cuidado para não pegar “de tudo um pouco”. O buffet está lá para te proporcionar maior variedade, e não para você pegar de tudo.

Para preparar um prato saudável, comece preenchendo metade do prato com salada. Os restaurantes self service oferecem beterraba, cenoura, alface, tomate, rúcula, rabanete e dezenas de outras opções. Faça um prato colorido. Para completar, escolha carboidratos e proteínas, por exemplo, arroz e frango, ou então, massa com molho a bolonhesa. Para temperar a salada, um pouco de sal e azeite é o suficiente; e para beber, escolha um suco natural ou água, de preferência, ao final da refeição.

As churrascarias também recebem muitas pessoas em horário de almoço. Não ignore o buffet. Comece pela salada, antes de dizer sim a todas as carnes do rodízio. Depois, prefira as carnes magras, ou com menos gordura. Os rodízios oferecem todos os tipos de carne, desde frango, carne bovina a carne de porco. Maminha, coxão mole e alcatra possuem menos gordura que a picanha ou a costela. Melhores ainda são os frangos e peixes. Procure variar. 

E um tipo de fast food bastante comum são os grills encontrados, em sua maioria, em shoppings. Eles oferecem carnes grelhadas, geralmente, com dois ou três acompanhamentos. As carnes grelhadas são uma boa opção, pois em geral, possuem menos calorias. Filé de peito de frango, filé de peixe ou alcatra magra são excelentes opções. Para acompanhar, siga as mesmas dicas do self service. Metade do prato com salada e carboidratos. Para variar as saladas, você também pode escolher legumes ao vapor ou refogados.

Deixe uma resposta

Código