Maneiras de diminuir o sal na comida

Por: em 05 de março de 2013 - comente

O sal é o principal responsável por aguçar os sabores da comida. Carnes, saladas, arroz, macarrão e tantos outros alimentos ficam notavelmente mais saborosos com a presença do sal. Mas ele é um grande vilão para a saúde. Problemas como retenção de líquido, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e nos rins são apenas alguns exemplos do que o consumo em excesso do sal pode causar. Se usado com controle, o sal não prejudica a saúde, e até traz alguns benefícios para o organismo.

A principal função do sal (tecnicamente chamado de cloreto de sódio) no organismo do ser humano é controlar as substâncias que entram e saem das células. Graças a ele, a quantidade de nutrientes e água das células está sempre regulada. O problema é que a quantidade de sal necessária para esse tipo de benefício no corpo é bem pequena: cerca de uma colher de chá por dia. No Brasil, e em diversos outros países, esse consumo é comprovadamente maior do que o recomendado. Com a ingestão de sal em grandes quantidades, o corpo não consegue eliminar o excesso do sódio. Aí está o perigo.

Se você é daqueles que não come por comer, mas tem o paladar aguçado e gosta de sentir cada toque, cada tempero da comida, aí vão algumas dicas para substituir o sal e manter o prazer dos sabores. Há solução!

Dica 1 – Substitua o sal por temperos como ervas, alho, cebola, pimenta, manjericão, canela ou limão. Eles são fortes, intensificam o sabor dos alimentos e dão um toque diferente na comida.

Dica 2 – Prepare os alimentos com técnicas de grelhar ou assar. Dessa forma, os próprios alimentos vão liberar nutrientes já presentes em sua composição, ajudando a temperar naturalmente a comida. Isso é muito comum com carnes e vegetais.

Dica 3 – Escolha alimentos integrais. Normalmente os integrais já possuem menos sal em sua composição, se comparados aos refinados ou tradicionais.

Dica 4 - Diminua (ou se possível, corte!) o consumo de alimentos industrializados. Esse tipo de comida, seja enlatado, pronto, embutido ou congelado, possui uma quantidade desnecessária de sal em sua preparação. Você pode até se assustar ao ler os rótulos. Opte sempre pelos naturais, que são, sem dúvida, muito mais saudáveis!

Dica 5 – Diminua também o consumo de refrigerantes, mesmo que eles sejam light, diet ou zero. Da mesma forma, leia os rótulos e repare: a quantidade de sódio é elevadíssima e prejudica todo o organismo. Prefira sucos naturais, água de côco e água natural.


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