Menos gordura e mais músculo é igual a saúde

Por: em 06 de fevereiro de 2013 - comente

 

Engordar. Emagrecer. Perder peso. Ganhar massa muscular. Tudo isso faz parte do nosso dia a dia. Hoje, vamos falar um pouco sobre a importância de perder peso e ganhar massa magra. Por vezes, a balança até nos engana. O que importa é a saúde, e não o que a balança mostra. Muitas vezes, você perde gordura e ganha massa magra, e na balança, parece que tudo ficou igual. Não entre em desespero, achando que o novo estilo de vida não está funcionando. Como falamos, o que importa é a saúde, e músculo (massa magra) é importante para a saúde.

Os exercícios aeróbicos (corrida, caminhada ou bicicleta) feitos juntamente com a musculação, ajudam na perda de massa gorda e no ganho de massa magra. Com a prática de exercícios, muitas pessoas notam um aumento na balança. É importante ficar de olho. Se esse aumento é de gordura, então você não está se alimentando direito e os exercícios não estão sendo suficientes. Mas se esse aumento for de massa magra, então significa que o seu condicionamento físico está melhor. É uma questão metabólica. A pessoa perde gordura e ganha massa magra conjuntamente, por isso, os efeitos na balança podem nem aparecer.

Como os exercícios geram um gasto muito grande de energia, é normal que a pessoa sinta mais fome. Por isso, cuidar da alimentação é fundamental. Não adianta nada fazer exercícios físicos, se você está comendo mais, e pior ainda, da forma errada. Unir proteínas e carboidratos após a atividade física pode ser uma escolha interessante. E não importa apenas comer de forma saudável, é necessário também, comer da forma certa. Comer duas vezes ao dia, não ajuda a emagrecer de forma efetiva. Além de escolher alimentos saudáveis, escolha dividir a alimentação em cinco ou seis durante o dia. Assim, a dieta vai funcionar melhor. Qualidade certa e quantidade certa formam uma fórmula ideal.

E se você quer apenas melhorar sua saúde, não necessariamente ficando forte e musculoso, não se preocupe. Os exercícios de musculação não servem unicamente para a pessoa ficar forte. Eles são muito importantes para fortalecer os músculos, o que é extremamente importante para a saúde. E tudo isso leva em conta a intensidade dos exercícios e outros fatores.

A musculação não tem contraindicação pela idade. É um modelo de atividade física indicado para todos, em qualquer fase da vida, claro, se acompanhados de um profissional. Exercícios físicos, além disso, são indicados em qualquer hora do dia. São melhores se feitos após uma boa noite de sono (8 horas é a quantidade mais indicada pelos médicos), ou no final da tarde, após o trabalho. Atividades feitas muito próximas da hora de dormir fazem menos efeito, então, é melhor evitar.

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