O Arco Íris dos Alimentos

Por: em 20 de março de 2012 - comente

Quem nunca ouviu dizer que, quanto mais colorido o prato, mais saudável será sua refeição? Todos nós já escutamos isso, seja da mãe, do pai, da avó ou da tia. Porém, será que existe mesmo uma relação entre a comida e a cor? Na verdade, o que acontece é que os nutrientes como os sais minerais, vitaminas, carboidratos e proteínas não possuem cor, elas tem pigmentos, que nos proporcionam benefícios a saúde. Esses pigmentos são importantes aliados para prevenção de algumas doenças. Para que esses benefícios sejam adquiridos, o ideal é que tenha pelo menos quatro cores diferentes nos principais pratos do dia: café da manhã, almoço e jantar.  

Cores como amarelo, laranja, verde, vermelho, roxo, azulado e branco estão presentes em diversos alimentos.

Os alimentos amarelos, alaranjados e verde-escuro têm o pigmento betacaroteno que tem como propriedade fortalecer o sistema imunológico, ajudar na prevenção de câncer e, ainda deixar a pele mais saudável. Pode ser encontrada no mamão, cenoura, abóbora, espinafre, brócolis ou couve.

Já alimentos vermelhos são ricos no pigmento licopeno, que como propriedade, são antioxidantes, combatem os radicais livres, câncer de próstata e mama. Esse pigmento é encontrado na melancia, tomate, morango, caqui, framboesa, cereja.

O roxo, vermelho e azulado contém o pigmento antocianina que são capazes de reduzir o colesterol, prevenir a aterosclerose, câncer e tem propriedades antioxidantes. Esse pigmento pode ser encontrado nas uvas, vinhos tintos, açaí, beterraba, ameixa, figo, repolho roxo.

Alimentos brancos têm o pigmento antoxantina encontrada na cebola, alho, arroz, palmito. Esses alimentos são ricos em cálcio e potássio que proporcionam o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e regula os batimentos cardíacos.   

                       

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