O que comer aos 30 anos de idade

Por: em 29 de janeiro de 2013 - 2 comentários

Dizem por aí que os 30 são os novos 20. Se é verdade ou não, isso depende unicamente de você. No segundo dia da nossa série “Qual o melhor alimento para a minha idade”, vamos ver qual a melhor forma de uma pessoa se comportar na faixa dos 30 anos de idade. Já sabemos que aos 20 anos o metabolismo está a todo vapor, o que facilita na perda de peso e até mesmo em uma alimentação mais liberal. Mas o tempo passa rápido. Aos 30 anos, como prosseguir sem ganhar peso e manter o corpo saudável?

A boa alimentação e a prática de exercícios físicos começam a ter uma função ainda mais importante a partir dos 30 anos. Se antes a ideia era prevenir futuras doenças, agora, além da prevenção, os bons hábitos ajudam o corpo a repor o que começa a ficar defasado. Uma dieta com até 1.500 calorias por dia é o recomendado, já que a queima calórica, nessa idade, acontece em uma porcentagem menor. Isso torna a perda de peso mais difícil. Evitar açúcares e gorduras ajuda a complementar essa dieta.

É importante destacar ainda períodos de gestação, comuns nessa idade. Muitas mulheres optam por ter filhos aos 30 anos. Se o corpo está acostumado a hábitos saudáveis, engravidar pode ser ainda mais prazeroso nessa idade, e evita o descontrole hormonal. Outro fator comum dessa idade é redução da produção de colágeno. Essa fibra é responsável pela sustentação da pele. Daí vem as reclamações das famosas ruguinhas. A alimentação é uma excelente aliada para prorrogar o aparecimento das indesejadas marcas do tempo.

Fazer exercícios físicos pelo menos duas vezes por semana também ajuda nesse aspecto. Nessa idade não há restrições para a prática de exercícios, então aliar trabalhos aeróbicos com musculação pode ser uma boa pedida. Mesmo assim, a musculação é a mais indicada. Ela ajuda na estética, articulação e ainda fortalece o corpo.

Melhores alimentos

Para evitar as ruguinhas inconvenientes, acrescente fontes de vitamina C na sua alimentação, como abacaxi, laranja, limão, tangerina, caju, pimentão, espinafre, tomate, brotos de verduras e agrião. Elas ajudam a desacelerar esse processo. Proteínas magras como carnes magras, leite (e derivados em versões desnatadas) são fontes importantes de proteína, e são essenciais para a reparação da pele, além de fortalecer os músculos. Compostos antioxidantes presentes nas frutas vermelhas ajudam a combater os radicais livres, e também auxiliam a desacelerar o processo de envelhecimento.

Para as mulheres, também é importante ingerir alimentos fonte de zinco, como ostras, nozes, castanhas e todos os tipos de carnes, para que haja um nível hormonal ideal nesse período de reprodução. O zinco também é importante para o sistema imunológico. Alimentos fonte de cálcio são muito bem vindos para continuar a prevenir a osteoporose. Leite e derivados, iogurte, sardinha, amêndoas e folhas verde-escuras são ótimas escolhas. Mas lembre-se sempre de balancear as refeições, equilibrar alimentos e tudo isso, acompanhado de um profissional.

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2 Comentários em “O que comer aos 30 anos de idade”

  1. Gostei muito , eu gosto de me manter informada, já q estou a caminho dos 30 anos.

  2. gostei, ajudou muito obg