O que comer aos 40 anos de idade

Por: em 30 de janeiro de 2013 - comente

Dando continuidade a nossa série “Qual o melhor alimento para minha idade”, vamos ver que aos 40 anos, o corpo humano precisa de muitos cuidados, por isso, é natural que o estilo de vida sofra mudanças importantes. Aos 40 anos de idade, a perda de massa magra acontece rapidamente, mais do que aos 20 ou 30 anos. Uma pequena ganha de peso pode se transformar em uma verdadeira luta na hora de perder. Nessa fase, o metabolismo é mais lento, por isso, uma dieta de aproximadamente 1.200 calorias por dia pode ajudar no equilíbrio do organismo.

As mulheres nessa idade já perceberam: os hormônios se comportam de uma forma totalmente diferente do que quando você tinha 30 anos, pois o corpo caminha para a menopausa. A diminuição do estrogênio é uma das principais mudanças hormonais. Acrescentar carnes magras, feijão, grãos e brotos na dieta é importante, pois eles ajudam na reposição. O chá verde também é uma ótima opção para a mulher que está nessa fase. Ele ajuda a acelerar o metabolismo e ainda possui propriedades de retardar o envelhecimento. A dica dos chás também vale para os homens.

Hábitos saudáveis devem ser obrigatórios em qualquer idade. O corpo humano trabalha a longo prazo. Comer mal aos 20 anos de idade pode não gerar nenhuma consequência na hora, mas aos 40 anos, você vai perceber. Mas, caso o sobrepeso tenha te alcançado mesmo assim, ainda dá tempo. Reorganizar a alimentação deve ser sempre o primeiro passo. E para perder os quilinhos extras, aposte em exercícios aeróbicos. Como o metabolismo nessa fase é mais lento, as corridas e caminhadas são ideais.

Todo mundo precisa fazer exames antes de praticar qualquer tipo de atividade, principalmente com a idade mais avançada. Exercícios que exigem muito esforço como o jumping, precisam ser realizados com muita cautela e somente se um profissional autorizar. Atividades de grande impacto podem causar problemas graves, caso a pessoa já tenha osteoporose, por exemplo, e não saiba. É bom ter cuidado. Com 40 anos de idade, as atividades físicas precisam ser bem específicas e obedecidas à risca. Se feitas dessa forma, trarão muitos benefícios à saúde. O pilates é outra modalidade muito recomendada e os resultados são excelentes.

Melhores alimentos

Sempre é importante comer alimentos fonte de cálcio. Eles não só previnem a osteoporose, como possuem diversos outros benefícios para a saúde. Leite e derivados, vegetais folhosos verde-escuros e gergelim possuem essas propriedades. O fósforo (encontrado em carnes, ovos e legumes), o magnésio (abundante nos cereais integrais, nas nozes e na castanha-do-pará) e a vitamina A (que está nos vegetais folhosos verde-escuros, nas frutas e nos legumes amarelos) também são aliados nesse processo.

Para as mulheres, é possível diminuir os incômodos da menopausa, que começam a aparecer nessa idade. Os calores e a baixa na libido podem ser minimizados com a ingestão de alimentos a base de soja e semente de linhaça. Eles também são muito bons para a estética.

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