O que comer aos 60 anos de idade

Por: em 01 de fevereiro de 2013 - 1 comentário

 

Enfim chegamos ao último dia da nossa série “Qual o melhor alimento para a minha idade”. Agora que a melhor idade chegou, nada de descuidar da saúde. Nessa idade, a resistência a doenças é menor, e se aos 40 anos o metabolismo já era lento, imagine aos 60. Além das alterações na velocidade do metabolismo, é comum na melhor idade que a massa corporal se redistribua de uma forma diferente. O gasto energético diminui e há alterações no funcionamento digestivo. Todo cuidado é pouco. Exames regulares e acompanhamento médico não devem ser dispensados.

Nessa época é importante manter o peso estável. É comum que haja deficiência de vitaminas e minerais, já que o envelhecimento faz a absorção desses componentes ficar defasada. O excesso de gordura pode causar problemas cardiovasculares, e nessa idade, quanto menos problemas de saúde, melhor. O peso baixo também não é bom para a saúde do idoso, e pode levar à baixa imunidade.

Na terceira idade, além da alimentação, é importantíssimo estar atento à hidratação. Com o passar do tempo, é comum que a sede diminua, devido à diminuição da capacidade sensorial. A água também é fundamental para a elasticidade da pele. Tomar de um a dois litros de água por dia é o ideal.

E exercícios físicos? Eles são permitidos na terceira idade? Com certeza!

Atividades físicas aumentam a qualidade de vida dos idosos com 60 anos ou mais, e influenciam positivamente em tudo: disposição, ânimo, autoconfiança, memória e independência. Mesmo assim, o cuidado é redobrado, principalmente com as articulações e intensidade dos exercícios.

A hidroginástica é excelente, pois trabalha com pouco impacto. Os exercícios na água, apesar de leves são muito eficientes e a chance de tombos e quedas é menor, que nessa idade são muito perigosos. Fazer musculação pelo menos um dia na semana também é importante para reforçar a estrutura do corpo. Caminhadas e aulas de alongamento também são boas opções. Para ajudar no equilíbrio, o pilates é ótimo.

Melhores alimentos

Cálcio, vitaminas e ferro são essenciais na terceira idade. Além de diminuir as chances de osteoporose, o cálcio ajuda no sistema imunológico e na digestão. Podem ser encontrados em bebidas lácteas, derivados do leite, amêndoas e vegetais verde-escuros. A quantidade de ferro no organismo pode ser defasada devido à constante ingestão de remédios nessa idade. Feijão, carne vermelha e grão de bico são ótimas fontes de ferro.

Ovos, peixe, salmão, atum, aveia, banana e batata são fontes importantes das vitaminas D, B6 e B12. Todas elas podem estar em menor quantidade no organismo do idoso, por vários motivos. Depressão e sedentarismo são alguns fatores comuns. Alimentos com vitamina C também são importantes, pois ajudam o corpo a aproveitar melhor o ferro. A vitamina C pode ser encontrada em abacaxi, laranja, mamão, agrião e tomate, além de várias outras frutas e verduras.

Deixe uma resposta

Código

1 Comentário em “O que comer aos 60 anos de idade”

  1. Opa Este blog parece exatamente como meu velho! É um totalmente
    diferentes assunto mas tem praticamente o mesmo layout de página e
    design. Maravilhosa das cores!