Países Magros

Por: em 09 de abril de 2012 - comente

 

Enquanto no Brasil e nos Estados Unidos a alimentação está em situação precária e as pessoas estão ficando cada vez mais obesas, os países magros como Grécia, Cingapura, Suécia, Israel e Japão tem uma alimentação totalmente diferente da qual estamos acostumados. Esses países “magros” tem o melhor índice de saúde do planeta.

Harley Pasternak, mestre em ciência, fisiologia do exercício e nutrição pela Universidade de Toronto, no Canadá esteve nos países mais magros do mundo fazendo pesquisas para entender como esses países tem o melhor índice de saúde do planeta.

Sendo assim, essa é uma boa oportunidade para conhecer a gastronomia desses países tão saudáveis.

 

 

Vamos começar pelo Japão:

Média de expectativa de vida da população: 82 anos

Adultos com sobrepeso: 18% dos homens e 27% das mulheres

Adultos obesos: 1,5% dos homens e 1,8% das mulheres

Composição da dieta: 58% carboidratos, 15% proteínas, 27% gordura

O que eles consomem: vegetais como couve, repolho, couve-de-bruxelas; produtos a base de soja; peixe; algas marinhas; chá verde

Hábitos à mesa: sabem dizer quando estão satisfeitos; acreditam que apresentação é tudo; separam as refeições em diferentes porções

Cingapura                                                                                                

Média de expectativa de vida da população: 81 anos

Adultos com sobrepeso: 22% dos homens e 24% das mulheres

Adultos obesos: 1,8% dos homens e 1,3% das mulheres

O que eles consomem: arroz; peixe; frutas tropicais; temperos como pimenta, açafrão e curry; chá e café

Hábitos à mesa: utilizam óleos saudáveis, como de canola ou gergelim; usam condimentos para tornar as receitas mais interessantes; misturam sabores e influências

Israel

Média de expectativa de vida da população: 81 anos

Adultos com sobrepeso: 57% dos homens e 57% das mulheres

Adultos obesos: 24% dos homens e 16% das mulheres

Composição da dieta: 52% carboidratos, 15% proteínas, 33% gordura

O que eles consomem: frango; berinjela; açafrão; hortelã; grão de bico, lentilha e fava; sementes de gergelim; frutas como damascos e romãs; iogurte; pão pita (pão sem fermento)

Hábitos à mesa: fazem as refeições em casa; misturam sabores; saboreiam aperitivos magros, como porções de vegetais, antes das refeições

 Grécia

Média de expectativa de vida da população: 79 anos

Adultos com sobrepeso: 61% dos homens e 75% das mulheres

Adultos obesos: 24% dos homens e 28% das mulheres

Composição da dieta: 53% carboidratos, 13% proteínas, 34% gordura

O que eles consomem: frutos do mar; folhas verdes; azeite; legumes; grãos integrais

Hábitos à mesa: comem em família, dividindo grandes pratos; usam gorduras saudáveis no preparo dos pratos; o jantar é à base de salada, vegetais e proteínas, como peixe

Suécia

Média de expectativa de vida da população: 80 anos

Adultos com sobrepeso: 45% dos homens e 54% das mulheres

Adultos obesos: 11% dos homens e 12% das mulheres

Composição da dieta: 51% carboidratos, 14% proteínas, 35% gordura

O que eles consomem: repolho; laticínios; pão preto; frutas vermelhas; peixe; batatas

Hábitos à mesa: o sanduíche só leva uma fatia de pão; saboreiam aperitivos antes da refeição principal; valorizam a variedade. 

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