Perdendo peso com a respiração

Por: em 13 de junho de 2012 - 1 comentário

 

Muitas pessoas devem estar se perguntando, “mas o que a respiração tem a ver com perder peso?” Tem tudo a ver! Nossa respiração pode influenciar diretamente a perder ou ganhar peso.

Por exemplo, quando estamos nervosos, normalmente a geladeira é a primeira coisa a ser procurada para tentar aliviar a tensão através da comida. Dietas também podem alterar o ritmo dos nossos batimentos cardíacos, já que para muitos é um sofrimento, o que resulta em uma respiração curta, rápida, superficial e concentrada na altura do peito. Essa respiração é chamada de respiração torácica, ela facilita o acúmulo de gorduras no corpo.

Uma respiração correta consiste em fazê-lo mais profundamente. Essa atitude ajudará a mudar nossas atitudes diante de diversas situações, inclusive diante a comida. Respirar corretamente ajuda no tratamento de obesidade e ansiedade.

Situações do dia a dia influenciam nossa respiração. Respirando da maneira correta as chances de sentir e ver as coisas com mais clareza são muito maiores.

Então comece agora a respirar corretamente para ter uma qualidade de vida melhor.

Para respirar melhor:

1. Respire pausadamente. E não no peito, por favor.

2. Ponha o ar lá para baixo das costelas, sinta a barriga ir para fora e depois para dentro sem estufar o peito.

3. Repita o procedimento por alguns minutos. Você vai notar seus batimentos cardíacos e sua mente mais tranquilos.

Preste atenção na respiração. Isso aumenta e melhora a sua percepção do corpo e do momento presente.

* Sempre que possível, inspire e expire pelo nariz.

* No dia a dia, procure inspirar e expirar usando TODO o sistema respiratório. Ou seja, sinta o ar entrar pelo nariz, passar pelo peito, ir em direção ao baixo ventre e sair fazendo o caminho oposto.

* Treine algumas vezes diariamente a respiração diafragmática (justamente aquela na região do abdômen, leia abaixo o passo a passo). Vale fazer por 10 minutos, mas, se puder, repita outras duas vezes ao dia.

 Como fazer a respiração diafragmática:

1. Deite de costas, com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão.

2. Esvazie completamente os pulmões e comece a inspirar levando o ar para a parte baixa desse órgão, deixando-o seguir na região do abdômen e projetando a barriga para fora. O peito permanece vazio, sem se mover.

3. Faça uma pequena pausa com os pulmões cheios e, em seguida, esvazie-os, "empurrando" o umbigo na direção das costas só com a força da respiração.

4. Se quiser, pode respirar sentado, mas com a coluna bem ereta.

 

Fonte: saude.abril.com.br

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