Pirâmide Alimentar

Por: em 30 de março de 2012 - 2 comentários

 

Ao se alimentar você está dando ao seu organismo nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, podendo ser

de origem vegetal ou animal.  Durante o processo de digestão (que começa na boca) e absorção, os alimentos são partidos em pequenas porções para que os alimentos possam chegar até o intestino, que é onde os nutrientes são absorvidos.

Não existe alimento algum que possua todos os nutrientes necessários para uma pessoa. O ideal é ter uma alimentação equilibrada de modo que seja possível incluir todos os nutrientes que nós precisamos.

Nesse momento é onde a Pirâmide Alimentar, que foi criada para ajudar a equilibrar os alimentos no seu dia a dia.

A pirâmide funciona assim:

Os alimentos são agrupados de acordo com a sua função e nutrientes.

A base larga indica os alimentos que são indispensáveis para manter nossa saúde com qualidade e conforme a pirâmide for diminuindo a necessidades dos alimentos contidos em cada “andar” se torna "menor".

Segundo a Universidade de Brasília, a Pirâmide Alimentar é divida em 8 grupos, são eles:

Grupo 1: 

Na base da pirâmide, estão os alimentos Energéticos ricos em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos. 

São os Cereais, pães, raízes e tubérculos.
São indicadas 8 porções.

Grupo 2:

No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores,
ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São as Hortaliças, as verduras.
São indicadas 3 porções. 

Grupo 3:

As Frutas e os sucos de frutas naturais, também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São indicadas 3 porções. 

Grupo 4:

No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas e cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possui açúcar e gorduras. 
proteína, cálcio, ferro, e zinco.
São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas entre outros. 
São indicadas 3 porções.

Grupo 5: 

Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco. 
São as Carnes e ovos;
São indicadas 2 porções.

Grupo 6: 

Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom(HDL), sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na Soja e que ajuda a combater várias doenças.
São as leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc.
São indicadas 1 porção.

Grupo 7

Óleos e gorduras; 120 kcal; 

No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. São importantes. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades. 
São os óleos e a gorduras.
São indicadas 2 porções.

Grupo 8:

Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos; 80 kcal; 
São alimentos energéticos de onde provêm muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação. 
São eles: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos.
São indicadas 2 porções.

Deixe uma resposta

Código

2 Comentários em “Pirâmide Alimentar”

  1. Me ajudo muito ótimo artigo

  2. excelente artigo parabens