Preparando a Marmita

Por: em 25 de abril de 2012 - comente

 

Nada melhor do que chegar na hora do almoço e comer aquela comidinha feita em casa, e ainda por cima economizar dinheiro. A maioria das pessoas trabalha o dia todo e acabam almoçando fora de casa, a alternativa muitas vezes é levar a marmita de casa para comer no trabalho. Mas é preciso tomar cuidado para não deixar que o seu almoço estrague, pois muitas vezes não tem geladeira por perto que possa guardas os alimentos e dependendo dos ingredientes a comida em pouco tempo pode estragar.

Para manter a marmita saudável algumas dicas são essenciais para você não tenha nenhuma surpresa na hora da refeição.

Na hora do preparo

É importante que os alimentos tenham uma boa qualidade e que seja feita a higienização adequada. As melhores formas de preparar os alimentos para marmita são grelhados, assados ou cozidos. O total cozimento do alimento é importante para que o risco de contaminação seja menor. Bacon, lingüiça ou molhos muito cremosos não são bem-vindos na marmita.

Os melhores alimentos

Os alimentos mais indicados para a marmita são as carnes magras como frango, peixe e ovo. Outros tipos de carne como a de porco e a bovina contém bactérias que são muito resistentes e que mesmo em altas temperaturas continuam vivas.

Feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico podem ser levados na marmita sem medo.

Para manter uma alimentação saudável é importante fazer combinações entre os nutrientes e controlar a quantidade de carboidratos. É indicado levar na marmita os carboidratos como, por exemplo, o arroz integral, legumes, verduras e proteínas.

Fora da geladeira

Dependendo da época do ano a marmita pode ficar mais ou menos tempo sem refrigeração. Noinverno o máximo que a comida pode ficar fora da geladeira são duas horas e no verão apenas uma hora.

Caso não tenha como guardar a marmita na geladeira as bolsas térmicas com géis de gelo são super válidas.

Marmita x Dieta

Para que a dieta seja mantida é sempre bom que a marmita tenha em sua composição os vegetais, uma colher de apenas 1 tipo de carboidrato, uma proteína e também não pode faltar a fruta.

Para uma maior durabilidade da salada, o ideal é que seja colocada ainda sem tempero em um recipiente. Saladas devem ser consumidas diariamente. Escolha sempre as proteínas magras são as mais indicadas também para quem quer emagrecer

Deixe uma resposta

Código