Previna a acne por meio da alimentação

Por: em 16 de agosto de 2013 - comente

A acne é um problema que vai muito além de questões estéticas, e que pode ser tratada por meio de uma boa alimentação. Primeiramente é importante destacar que a acne é causada pelo aumento da secreção sebácea em conjunto com o estreitamento e fechamento da entrada do folículo polisebáceo, originando o surgimento de cravos, ajudando na multiplicação de microorganismo, causando a inflamação caracterizada como espinhas.

Na maioria dos casos a acne afeta a face e as costas. e pode originar de problemas hormonais, hiperatividade das glândulas sebáceas, síndrome de ovários policísticos e é muito comum aparecer na adolescência. Uma notícia boa para quem sofre desse mal, é que a alimentação pode colaborar para eliminar ou prevenir a acne, então, listamos a função de cada nutriente no combate à acne:

→ Cálcio e magnésio

São responsáveis pelo equilíbrio do sangue. Estão presentes nas folhas verdes, leguminosas, leite e derivados.

→ Vitamina A

Reduz a produção da secreção sebácea (sebo). Os alimentos que contêm essa vitamina são: manga, cenoura, mamão, batata doce, brócolis entre outros.

→ Vitamina B6 

Mantêm o controle do metabolismo hormonal.  As fontes de alimentos são: banana, batata, cereais integrais e carnes (boi/porco).

→ Vitamina C

Age como anti-inflamatório e antioxidante. Pode ser encontrada em alimentos como pimentão, goiaba, abacaxi, limão, laranja, acerola e morango.

→ Fibra

Desempenham um bom trabalho no intestino eliminando toxinas. São encontradas em verduras, legumes, frutas e semente de linhaça entre outros.

Lembrando que é necessário também consumir bastante água e evitar alimentos gordurosos e com excesso de açúcar.

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