Quebrando Mitos sobre Alimentos que Engordam: Carboidratos

Por: em 11 de dezembro de 2012 - comente

É clássica a informação de que comer alimentos à noite, cuja composição sejam carboidratos, engorda.A pergunta que fica é? Mito ou Verdade? Bem, esta é a discussão que queremos levantar hoje nesta série (que logo será retomada): "Quebrando Mitos sobre Alimentos que Engordam".

A verdade de tudo isso é que o aumento de peso acontece em decorrência do excesso de calorias ingeridas, não necessariamente de um tipo de alimento. Em outras palavras, vale dizer que tanto carboidratos, quanto proteínas, por exemplo, possuem a mesma quantidade de calorias. Ou seja, os carboidratos, por si só, não podem levar esse peso e culpa por serem ingeridos à noite, ou de dia, que seja.

O que, de fato, deve ser observado, é que no período da noite o nosso organismo tem a sua atividade metabólica mais lenta, o que nos exige, por esse motivo, a ingestão de alimentos "mais leves", ou seja, aqueles que contenham menor quantidade de gorduras e carboidratos para que não se prejudique o processo digestivo.

Outro fato importante é não pesar a balança para apenas um lado, ou seja, definir um único tipo de refeição  e pautar a dieta dessa forma. É necessário que se faça um equilíbrio, uma alimentação balanceada, de forma que os carboidratos estejam distribuídos em todas as refeições do dia.

Agora, se deseja algumas dicas, estas aqui podem ser muito válidas:

  • Ao escolher os alimentos que contenham carboidratos para fazer uma dieta saudável, prefira aqueles integrais, por exemplo, arroz, farinha, aveia;
  • E na hora de deixar alguns tipos de alimentos de lado, dê preferência para os alimentos compostos de carboidratos que apresentem baixa quantidade de água, a exemplo das massas, pães, bolos e tortas.

Resumindo: não precisa eliminar os carboidratos. Aliás, não se deve eliminá-los. O que é necessário é equilíbrio, alimentação balanceada, de modo a que todas as necessidades do organismo sejam atendidas.

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