Sucos: Bons para dar energia

Por: em 14 de fevereiro de 2013 - comente

 

Continuando nossa série, hoje vamos falar um pouco sobre como incluir os sucos no dia-a-dia. Apesar de saudável, ele não pode substituir a água, que é essencial para o nosso organismo, já que transporta nutrientes, hormônios e substâncias pelo corpo, é vital no processo de digestão e regula a temperatura corporal. Use os sucos para substituir refrigerantes ou bebidas alcoólicas. E, preferencialmente, tome sucos naturais, feitos na hora. Sucos armazenados na geladeira perdem os nutrientes, mesmo se feitos da fruta. Duas ou três horas depois de feito, o suco oxida e a quantidade de componentes saudáveis é bem menor do que o suco fresco.

O suco de polpa também é uma boa opção, mas não como rotina. Sucos naturais são sempre mais saudáveis pela quantidade e qualidade dos nutrientes. Mesmo assim, as polpas são ainda melhores do que os sucos em caixinha que são industrializados, contém muito açúcar e substâncias químicas. Com a correria do dia-a-dia, prefira sucos naturais, caso não tenha tempo, opte pelas polpas. Deixe os sucos em caixinha como última opção.

E nunca troque as refeições por um copo de suco. Escolha o suco natural juntamente com salada e proteínas. Sucos naturais, consumidos nos horários certos (duas ou três vezes ao dia), auxiliam inclusive no processo de emagrecimento. Na hora do preparo, acrescente verduras escuras ou legumes para deixar a bebida ainda mais saudável. Beterraba e cenoura podem ajudar a adoçar o suco, além de serem ótimas fontes de nutrientes.

Dica do dia

Água com gás, energéticos e bebidas prontas não são boas opções para misturar com os sucos, pois a intenção é acrescentar nutrientes na dieta. Prefira água de côco ou chá.

Receita

Suco para dar mais energia

3 colheres de sopa de açaí (com guaraná)

5 morangos

1 banana

1 xícara de chá de ginseng

O ginseng é estimulante. Esse suco é muito bom para quem vai pegar estrada ou dirigir por bastante tempo. O ideal é tomar durante o dia.

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